Nossa História
O SAS – surge do olhar dos representantes das autoridades civis, religiosas, mas, sobretudo da iniciativa das Sras Dna. Chafica Fraya Antakly e Dna. Lúcia Lambert Andrade, preocupados em encontrar uma solução urgente para o atendimento e amparo ao segmento mais pobre e carente da sociedade. Após analise dos problemas sociais do município, levantada as prioridades e debatido o esboço, planta-se a semente da construção de uma futura associação beneficente. Assim, no dia 3 de dezembro de 1956, com a aprovação do seu primeiro Estatuto Social, foi criado o S.A.S. - Serviço de Assistência Social.

Missão - Visão - Valores
Missão
Promover o bem estar da família, através de ações que possibilitem seu fortalecimento, autonomia e preservação dos vínculos familiares e comunitários.
VISÃO
Oferecer projetos sociais que possibilite subsídios na prevenção da ocorrência de riscos sociais e ou que reduza a ocorrência de vulnerabilidade social. Além de ser reconhecida no diferencial do serviço ofertado, enquanto qualidade, eficácia, transparência, responsabilidade social e sustentabilidade.
VALORES
- Responsabilidade Social
- Respeito ao ser humano e suas diferenças
- Ética e Integridade
- Competência
OBJETIVOS
Favorecer o desenvolvimento afetivo, promovendo a elevação da auto estima e do respeito a diversidade e étnico/racial
Contribuir, mediar e facilitar a convivência em grupo, garantindo cidadãos de respeito inclusos na sociedade.
METAS
Aumentar o acesso de serviços socioassistenciais e melhoria na qualidade de vida das famílias usuárias do serviço de atendimento.
Doações e depósitos
Saiba mais!
Deposito Bancário
Banco do Brasil
Agencia 0065-5
CC 21.013-7
Favorecido: SAS – Serviço de Assistência Social
CNPJ 59. 766.709/0001-45
Telemarketing
(19) 3631 6040 – (19) 3622 2788 – (19) 9 9896-3109
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PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS
Programa Creche Chafica Antakly : Rua São Paulo, nº 10
Atendimento Segunda a Sexta feira a partir das 7:00 ás 17:00
De acordo com o Estatuto Social do S.A.S – (Serviço de Assistência Social), o Programa Creche Chafica Antakly visa o atendimento de crianças na faixa etária de 02 anos a 05 anos de idade. Este programa tem por finalidade executar ações que promovam, incentivem o período integral e o desenvolvimento da criança e garantir o direito dela sem exigências que os pais trabalhem. E de acordo com capitulo II, art. 4º do Estatuto Social, letra h, proporcionando assistência alimentar, saúde, recreação, educação, amor e compreensão.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
A proposta pedagógica do Programa Creche Chafica Antakly administrado pelo SAS (Serviço de Assistência Social), leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, A Constituição Brasileira; O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); O disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); A Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Visamos contribuir para a formação integral de nossos alunos e desenvolvimento de suas plenas capacidades (motoras, afetivas, sociais e cognitivas) e também contribuir para a formação de cidadãos participativos, conscientes e atuantes na sociedade. Temos como Proposta Pedagógica a abordagem sócio interacionista de aprendizagem, objetivando ampliar as capacidades dos alunos, desenvolvendo a autonomia, a compreensão da realidade, incentivando a participação e a corresponsabilidade na vida social. A Base Nacional Comum Curricular estabelece 5 (CINCO) Campos de Experiência fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. Servem para auxiliar o professor a planejar atividades com maior clareza do que deve ser desenvolvido em cada fase. Na Educação Infantil, as experiências são fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver do 0 (ZERO) aos 5 (CINCO) anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem das crianças. A inovação da escola é reflexo das mudanças sociais e implicam na necessidade de uma nova postura em relação à forma de buscarmos conhecimento e de como lidarmos com as informações. Isso implica em gerenciar novas formas de se relacionar, de compreender o mundo, de aprender o que requer também novos recursos formas de ensinar. Para essa inovação o Departamento de Educação do município capacita a coordenadora de forma continua por meio de encontros, reuniões, simpósios, entre outros e toda essa formação é transmitida para a equipe de professoras através das HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) que visa a formação continuada do professor.
Metodologia de Ensino
Na Educação Infantil, busca-se a integração da criança através dos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional. A condição para que a escola sirva aos interesses sociais é garantir a todos um bom ensino, isto é, apropriação dos conteúdos curriculares básicos, que tenham ressonância na vida dos alunos. Nesse sentido a educação é uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência, inicialmente, confusa e fragmentada, a uma visão organizada e unificada. Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de Ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
Objetivo
A definição dos objetivos em termos de capacidades e não de comportamentos, visa ampliar a possibilidades de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens, que convergem para ela podem ser de naturezas diversas. Ao estabelecer objetivos nesses termos, o professor amplia suas possibilidades de atendimento às diversidades apresentada pelas crianças, podendo considerar diferentes habilidades, interesse e maneiras de aprender no desenvolvimento de cada capacidade. Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta e para que seja incorporada pelas crianças a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e credo religioso. O respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas. É tarefa primordial da escola a difusão de conteúdos. Não conteúdos abstratos, mas vivos e concretos, portanto, indissociáveis da realidade social. Um ensino que segue a linha – “diálogo- ação- compreensão- participação baseada em relações diretas da experiência do aluno, o que se presta aos interesses sociais, já que a própria unidade escolar pode contribuir para eliminar a seletividade social e torna-la democrática. A condição para que a escola sirva aos interesses sociais é garantir a todos um bom ensino, isto é, a apropriação dos conteúdos curriculares básicos que tenham repercussão na vida dos alunos. Entendida nesse sentido, a educação é uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente fragmentada, á uma visão organizada e unificada. Sendo assim o objetivo da escola é privilegiar a aquisição de um saber vinculado a realidade social e é preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com interesses dos alunos e que estes possam reconhecer nos conteúdos, o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade.
Maternal II
Nessa fase, as atividades propostas são as que desenvolvem as crianças fisicamente, socialmente e psicologicamente. Estimulamos as crianças através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre as diferenças individuais de cada um.
Primeira Etapa
Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motora, além de buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.
Projetos
Grupo de Voluntárias - Confecção de Bordados
Rua Dr. Carlos Kiellander, 155 centro
Atendimento: Quarta-feira
Horário: 13:00 ás 16:30
Equipe
Membros da Equipe
Bacharel em Letras (1990) e Serviço Social (2011), Especialização Gestor de Projetos Sociais (2011), pós-graduada Especialista em Práticas Politicas Publicas (2015), sempre desempenhou sua função em empresas privadas, assumindo como Assistente Social no SAS a partir de 2011. Em 2020 passa ao cargo de Diretora Administrativa da OSC.

Imaculada da C. Camargo
Diretora Administrativa
Formada Técnica Administração (2006), Licenciatura em Pedagogia (2014), pós-graduada em Gestão Escolar e Docência do Ensino Superior (2016), Educação Musical (2017). Sempre desempenhou sua função em empresas privadas, assumindo como Coordenadora Pedagógica no SAS no Programa Creche Chafica Antakly partir de 2018.

Jennifer da Silva Reis
Coordenadora Pedagógica
Licenciatura em Pedagogia (2011), cursando pós-graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Colaboradora desde 1992 iniciou-se na função de auxiliar de Creche e a partir de 2014 passou a exercer a função de auxiliar de Creche passou a exercer a função de auxiliar de Creche Professora de Educação Infantil.

Marcia Maria Dias Pinheiro
Professora
Licenciatura em Pedagogia (2012), pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Alfabetização e Letramento (2015). Colaboradora desde 2013 na função de auxiliar de Creche e a partir de 2014 passou exercer a função de Professora de Educação Infantil.

Camila Franciele Alves
Professora
Licenciatura em Pedagogia (2017), Colaboradora desde 2017, iniciou-se na função de auxiliar de Creche e a partir de 2014 passou a exercer a função de Professora de Educação Infantil.

Camila de Freitas
Professora
Licenciatura em Pedagogia (2018), Colaboradora desde 2018, na função de Professora de Educação Infantil.

Jessica Ferreira da Silva
Professora
Licenciatura em Pedagogia (2016), Colaboradora desde 2019, na função de Professora de Educação Infantil.

Julia Gomes dos Santos
Professora
Licenciatura em Pedagogia (2019), cursando pós-graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Colaboradora desde 2019, na função de Professora de Educação Infantil.

Claudineia Ricardo Erbist
Professora
Ensino Médio Completo, colaboradora desde 1994.

Divanil Gregório da Silva
Serviços Gerais
Ensino Médio Completo, colaboradora desde 2014.

Cristiene Priscila Sossai e Silva
Serviços Gerais
Isabella Maria Garcia Maria Eduarda Marcondes Biazoto Rafaella Patrone Ramiro Tainara de Almeida Medeiros

Estagiárias
SAS
Diretoria
Serviço de Assistência Social

Murilo Somera Scatolin
Presidente
Marco Antonio do Patrocinio Rodrigues
Vice-Presidente1º Tesoureiro: Edmilson Cardoso
2º Tesoureiro: Sergio Luis de Souza
1º Secretário: Sani Anderson Mortais
2º Secretário: Antonio Alfredo Uliano
CONSELHO FISCAL
Marcelo de Oliveira
Geraldo Ferreira Cunha
Ulisses Goncalves de Oliveira
SUPLENTES
Jose Carlos Guilgin
Paulo Roberto de Lucasa
Erick Robert Trafane
COORDENADORES DE EVENTOS
Ivone Ciancaglio Valentim
Pedro Henrique Rossi Beraldo
Parceiros
Grupo de parceiros - SAS




Contato
Locais e contatos
Endereço
Localização do SAS
Rua Dr. Carlos Kiellander, nº 155 centro São Joao da Boa Vista – SP
E-mail: administração@sassaojoao.com.br
Localização Creche Chafica Antakly
Rua São Paulo, nº 10 – Bairro Jardim Recreio – São Joao da Boa Vista – SP
E-mail: coordenacaopedagogica@sassaojoao.com.br
Telefones
(19) 3622-2788
(19) 3631 6040
(19) 99896-3109